terça-feira, 17 de novembro de 2009

PESSOAS E TEMPOS VERBAIS

As pessoais verbais são três para singular: eu, tu, ele. Mais três para o plural: nós, vós, eles.
Claro que a pessoa "ele" pode variar em gênero feminino (ela, elas).
Não se esqueça de que "pretérito" é a mesma coisa de "passado".
Os tempos verbais são três: passado (pretérito), presente e futuro.
1) Ontem, eu estudei, ela brincou, nós cantamos e eles escutaram (passado ou pretérito perfeito).
ou
Ontem, eu estudava, ela brincava, nós cantávamos e eles escutavam (passado pretérito imperfeito)

2) Hoje, eu estudo, ela brinca, nós cantamos e eles escutam (presente).

3) Amanhã, eu estudarei, ela brincará, nós cantaremos e eles escutarão (futuro).

Se você parar para pensar melhor, todos os dias falamos com nossos familiares, colegas, em casa, na escola, em bate-papos na Internet, e usamos, a toda a hora, estas pessoas verbais nestes três tempos. Não há nenhum mistério para o português, para a gramática. Você já nasce falando português e sabendo gramática. Pense nisso!

5 comentários: